8 Dicas para fotografar melhor seu imóvel

11 jul, 2013 7 Comentários por








  •     

Olá CorretoresVIP, tudo bem?

No assunto de hoje, vamos falar sobre como tirar boas fotografias de seu imóvel, mesmo que você não seja um fotógrafo profissional.

Todos sabem que a fotografia é crucial para o processo da venda do imóvel, a foto alavanca o fechamento de um negócio. Mas vocês sabem como fazer uma boa foto?

compra de um imóvel começa pelos olhos. Belas imagens feitas de um apartamento motivam a ligação do cliente e a visita ao local, garantindo o sucesso na hora da venda.

Apesar de sabermos que a fotografia é tudo na hora da venda, muitos corretores colocam fotos inadequadas para divulgar os imóveis, como fora de foco, com roupas ou objetos espalhados.

Veja a diferença de uma foto ruim, ao lado esquerdo , e de uma foto boa, ao lado direito

Veja a diferença de uma foto ruim, ao lado esquerdo , e de uma foto boa, ao lado direito

Entrevistamos o fotógrafo e corretor Alexandre Tarabini que é especializado em fotografia voltada para o mercado imobiliário.

“Como é que a pessoa busca um imóvel? Ela busca na internet, vai aparecer um portal que vai elencar e colocar o preço e a região que ela quer. Daí vai aparecer uma série de anúncios. A primeira coisa que ela faz é ver o preço e a foto. Se a foto for boa, ela liga e pergunta tudo que tá escrito no anúncio, porque a imagem diz tudo”, ele explica. Foi desse entendimento do que interessa aos clientes que Tarabini criou sua empresa de  corretagem, que oferece o serviço fotográfico profissional para apresentar o imóvel.

Veja o exemplo de uma foto ruim da sala de um apartamento, ao lado esquerdo, e uma foto boa da sala de um imóvel,ao lado direito

Veja o exemplo de uma foto ruim da sala de um apartamento, ao lado esquerdo, e uma foto boa da sala de um imóvel, ao lado direito

Segundo Tarabini, "a imagem é importantíssima para vender o imóvel. Através dela, o cliente desperta o desejo de visitar ou saber mais informações sobre o imóvel e, até mesmo, entender que o mesmo não atende os requisitos que ele estava procurando." 

Tarabini dá dicas de como fazer uma boa foto, ele que já trabalha como corretor de imóveis há uma década, tem experiência na área de imóveis e como a fotografia ajuda e muito a ter sucesso na profissão.

Vamos as dicas de como tirar uma boa foto:

  1. Não tire fotos de cima para baixo, a probabilidade de sair uma imagem ruim é grande. Por isso, se precisar, abaixe-se para fotografar.
  2. Procure fazer as fotos seguindo uma sequência lógica da forma como fazemos uma visita ao imóvel. Comece pela varanda ou parte mais nobre. A primeira foto já tem que vender o imóvel.
  3. O apartamento tem que estar arrumado. Talheres, objetos da cozinha, tudo que não tem um valor cultural ou artístico, e se tiver um gosto meio duvidoso, é pra tirar.
  4. Ao fotografar banheiros, o sanitário tem que estar fechado, fazer fotos, apenas do tampo para cima. As toalhas têm que estar dobradas e sem papel higiênico à mostra.
  5. Tudo que agrega valor ao imóvel tem que ser mostrado. Até porque na Barra na Tijuca, onde se tem mais ofertas, existe o conceito de você ter tudo dentro do local em que mora, como academias, clubes, salões de jogos e saunas nos condomínios. Você tem que mostrar tudo que o local tem. Mas isso vem agregado, não é o principal.
  6.  Acenda as luzes de casa, mesmo durante o dia, e mantenha o flash da câmera sempre ligado.
  7. Mostrar a porta e o batente são erros comuns na tentativa de fazer a foto com todo o ambiente.
  8. Sem lentes especiais e com uma câmera digital simples também é possível fazer imagens com amplitude. É importante não deixar aparecer nas fotos elementos limitadores, como o batente ou a linha do teto.
Vejam este exemplo: ao lado esquerdo, uma foto ruim da cozinha, veja a diferença da foto ao lado direito, uma foto boa da cozinha

Vejam este exemplo: ao lado esquerdo, uma foto ruim da cozinha, veja a diferença da foto ao lado direito, uma foto boa da cozinha

CorretoresVIP, fiquem atentos também com quais câmeras vocês tiram fotos.  Muitos celulares já possuem câmeras potentes, porém, vocês devem saber utilizar o foco das câmeras, pois muitas fotos ficam manchadas e quase sem visão dos cômodos.

Lembrem-se, a foto é o primeiro contato do seu imóvel com o cliente, elas devem ser atrativas para despertar o interesse do comprador.

Espero que estas dicas e a entrevista com o corretor e fotógrafo Tarabini venham a ajudar vocês a fazer uma ótima apresentação dos imóveis e consequentemente atrair mais clientes e obter sucesso na venda.

Veja também a continuação da matéria.

Até a próxima, um ótimo dia de trabalho para vocês!

Abraços,

Equipe CorretorVIP

Dicas de Vendas, Público

Sobre o autor

O autor não adicionou informação ao seu perfil.

7 comentários para “8 Dicas para fotografar melhor seu imóvel”

  1. tinyurl.com says:

    I'm not positive where you are getting your info,
    however good topic. I must spend some time studying more or understanding more.
    Thank you for wonderful info I used to be in search of this
    information for my mission.

  2. Você sabia que as fotos influenciam diretamente a venda? says:

    […] CorretorVIP já falou algumas vezes sobre dicas de como fotografar seu imóvel, como a qualidade da foto é importante na hora do primeiro contato do cliente, mas hoje vamos […]

  3. Use técnicas de fotografia e venda melhor a sua opção says:

    […] imóvel e cômodos têm suas características particulares. Por isso, tente fotografar sempre com a luz do dia, elas realçam melhor os traços dos objetos. […]

  4. Aloísio Neto says:

    Boa noite!

    Sou corretor de imóveis, e gostei das dicas.
    Só vou fazer uma ressalva, os exemplos de fotos boas e ruins
    não são do mesmo imóvel. A foto da cozinha por exemplo, a ruim é de uma cozinha estreita, e a boa é de uma cozinha ampla. Gostaria de ver exemplos de fotos do mesmo imóvel.

    Atenciosamente,
    Aloísio Neto

    • corretorvip says:

      Olá Aloísio tudo bom?

      Ficamos contentes por você ter gostado do nosso post! Se você reparar nas dicas, por exemplo, relacionadas a cozinha na foto, há utensílios espalhados na pia, porta do armário aberta. Se atente nos detalhes! Na foto da sala, o que mais se destaca é a claridade do imóvel. Na foto ruim, a sala está escura e não foi usado nem ao menos o flash. Entendeu onde gostaríamos de chegar?!
      Muito obrigada pelo seu comentário. Esperamos que aproveite as dicas e faça sempre comentários e quando tiver dúvidas, por favor, nos relate.

      Boa semana e claro, boas vendas!
      Equipe CorretorVIP.

  5. Alexandre Tarabini says:

    Olá, boa tarde!
    Meus sinceros agradecimentos ao Corretor Vip e a competente Raquel Sarmento, pela publicação da matéria.
    Saudações,
    Alexandre Tarabini

    • corretorvip says:

      Olá Alexandre,

      Nós é que agradecemos sua contribuição para o nosso blog. Competente profissional e excelente pessoa!

      Abraços de toda equipe CorretorVIP.
      E um agradecimento especial meu pelo reconhecimento.

      Raquel Sarmento.