AFINAL, O QUE É COACHING E COMO ISSO PODE TE AJUDAR?

Olá VIP!

No meu último artigo, “Você é feliz na profissão de corretor de imóveis?”, contei como eu acordo muito feliz e entusiasmada com a oportunidade de ser Coach, e falei rapidamente sobre o Coaching. Hoje eu quero entrar um pouco mais neste tema. Afinal, o que é Coaching e como isso pode te ajudar?

Tenho escutado ultimamente que “agora todo mundo é coach”, e eu sempre respondo a mesma coisa, “tomara, pois o mundo teria mais pessoas felizes e auto realizadas”. Vou te explicar porque penso assim, e me comprometo a desmistificar de vez o tema neste artigo, ok?!

Coaching é uma metodologia que ajuda pessoas a pensarem e aprenderem por si próprias, e assim diminuírem as interferências externas, que tanto afetam a tomada de suas decisões. Parece óbvio, né?! Na prática não é tanto assim. Por exemplo, imagine que Perla (minha personagem fictícia) tenha uma decisão importante a tomar sobre a própria vida. Ela então procura o amigo Joe (meu outro personagem fictício), para pedir ajuda. Perla conta ao Joe o contexto sobre sua vida e apresenta suas ideias para que a decisão seja tomada. Ele diz a sua opinião e a aconselha sobre o que pode ser feito. Mais tarde, Perla assiste a TV e se impacta com as notícias. Sob a influência das palavras de Joe e do noticiário, ela toma sua decisão. Faz sentido para você? Vamos seguir…

Cada indivíduo possuiu a sua própria percepção do mundo, e assim como Perla e Joe, eu, você, seus clientes, cada um de nós pensa de forma diferente. A neurociência esclarece que o cérebro de uma pessoa é o que ela tem de mais íntimo e particular, como a nossa própria impressão digital, que é só nossa e de mais ninguém.

Fato é que, em linhas gerais, cada indivíduo cresce recebendo uma educação, seja em família e/ou na escola, recebendo orientação religiosa, aprende com o que assiste na TV, e claro, a sua própria convivência em sociedade, que lhe ensina através das experiências cotidianas. Sendo assim, cada indivíduo cria uma espécie de mapa para viver no mundo, que é o território. Neste mundo temos 7 bilhões de mapas diferentes! São 7 bilhões de pessoas vivendo seu mapa, e formas diferentes de pensar. Percebe o quanto estamos expostos às interferências?

Como então tomar uma decisão autêntica e minimizar as influências externas?

Tomando consciência de si próprio, compreendendo como seu mapa funciona e quais suas próprias atitudes internas, ou seja, de sua mente. Isso é possível com Coaching! Não é terapia, não é aconselhamento, não é consultoria e nem mentoria. A metodologia é um processo não diretivo, ou seja, não te ensina nada.

O Coach (profissional), é um apoiador e facilitador para que o Coachee (cliente) tome suas próprias decisões. Oportuniza ao coachee avaliar por ele mesmo seu contexto ou problema, compreender seus padrões e formas de pensar, sentir e agir, e ainda mobilizar e desenvolver recursos pessoais para promover as mudanças desejadas. O Coach não se envolve com o contexto ou problema, ele faz perguntas poderosas ao seu cliente, que o fazem pensar e chegar à respostas que só foram possíveis por conta destas mesmas perguntas.

O elemento chave para o sucesso em Coaching é a RESPONSABILIZAÇÃO. Assim, o cliente percebe o quanto PODER e RECURSOS tem para:

  • mudar atitudes internas em sua mente,
  • ampliar sua visão e percepção do mundo,
  • perceber e remover as próprias barreiras e limites,
  • estabelecer seus próprios critérios,
  • promover motivação contínua,
  • agir,
  • se permitir desfrutar do futuro desejado,

seja aplicado à vida pessoal ou profissional, com fundamentação em suas próprias crenças e valores.

Pessoas e empresas procuram um Coach.

Pessoas que desejam aumentar sua qualidade de vida em diversas áreas, como saúde, relacionamentos, desenvolvimento pessoal, espiritualidade; e almejam desenvolver competências profissionais. Empresas que desejam apoio aos negócios, alta performance de seus líderes e equipes, ampliar capacidade e competências de criar soluções, entre outros objetivos. Ambos, pessoas e empresas, desejam resultados efetivos, a curto prazo e duradouros.

No início deste artigo disse que, com o Coaching o mundo teria mais pessoas felizes e auto realizadas, e eu acredito nisso porque se cada indivíduo estiver consciente de si, de suas necessidades, e sobre seu poder e seus recursos, teria mais qualidade de vida, mais sucesso, felicidade… Imagina como seria ter um mundo de pessoas conscientes e felizes? Seria MARAVILHOSO!

Espero que este post tenha desmistificado (enfim!) o que é essa ferramenta de transformação: o Coaching. Para então, a partir de agora, trazer você para mais perto desse conhecimento. Quero aqui, como sua Coach, nos posts a seguir, trazer conteúdos que vão te ajudar a aplicar no seu dia a dia o coaching, para que possamos fazer um mundo mais feliz, pelo menos aqui entre nos VIP’s! Acho que para começar está bom né?! Rsrsrs

Eu quero muito saber se você gostou deste post, se foi esclarecedor, se te ajudou em alguma coisa. Então, deixa seu comentário, ou pergunta… ou se quiser compartilhar suas ideias… fica à vontade! =)

Gratidão e até a próxima!

Gabriela Barroso, a sua Coach

 

6 Replies to “AFINAL, O QUE É COACHING E COMO ISSO PODE TE AJUDAR?”

Comments are closed.