10 formas de estimular a sua criatividade!

10 formas de estimular a sua criatividade!

A vida nos envolve a agir de uma maneira padronizada, uniformizando assim nossos pensamentos. Dessa forma não criamos o hábito de pensar “fora da caixa”! No artigo de hoje quero convidar você a estimular a sua criatividade. Simbora?

Criatividade é uma característica, na qual combinam os efeitos da capacidade cognitiva -entender, assimilar, relacionar e conectar-se com o mundo – com os efeitos relativos a personalidade, cujo produto (da criação) pode ser uma ideia, um objeto, uma teoria, uma inovação, soluções, etc.

E você sabia que a criatividade tem por função preservar nossa espécie? É da natureza humana! Criar é muito natural para o nosso cérebro, sendo assim, não existe ninguém que não seja criativo. A ideia de que existem pessoas criativas e outras não, é um mito! Podemos e devemos desenvolver e aperfeiçoar nossa criatividade em qualquer fase da vida. Basta estímulo e interesse.

Você muito provavelmente já ouviu de alguém: “Você precisa pensar fora da caixa!”. Eu estou aqui imaginando se de fato alguém já te ajudou a fazer isso. “Pensar fora da caixa” é estimular a criatividade! Hoje você vai aprender aqui como é simples o primeiro passo para criar esses estímulos!

Todo mundo sabe que para cuidar da saúde é preciso bons hábitos, como por exemplo fazer exercícios físicos. Poucas pessoas imaginam que o cérebro também precisa de “malhação” e que estes mesmos hábitos saudáveis fazem com que ele funcione melhor.

Sãos nossos neurônios que conduzem e conectam informações, e a comunicação entre eles chama-se sinapse. A formação das sinapses está relacionada à capacidade de processar os estímulos do meio e de aprender. Logo, é assim que, consequentemente, estimulamos nossa criatividade.  

Até pouco tempo, os cientistas acreditavam que os neurônios morriam, agora eles já sabem que eles podem nascer de novo. Para criar novos neurônios, é preciso uma alimentação com muitas proteínas, vitaminas C, D e E e pouca gordura, além de exercícios físicos e de uma boa noite de sono. Também é necessário exercitar diferentes partes do cérebro. Nosso cérebro precisa de exercícios mentais! Para pensar “fora da caixa” e sair da uniformização do pensamento, é necessário fazer coisas que exijam atenção e concentração.

Você sabia que o cérebro pode se atrofiar quando usamos os mesmos caminhos para resolver problemas?

cerebro_marca_dagua

Por algumas vezes, enquanto eu estava dirigindo, no habitual caminho do trabalho para casa, tive a sensação de “de repente” perceber que já havia chegado ao meu destino. Como se tivesse agido no “piloto automático”, não lembrava muito bem como fiz o trajeto, quantos semáforos estavam abertos, quantos fechados por exemplo. Isso aconteceu comigo quando repetidas vezes fazia o mesmo caminho, aquele que eu estava tão acostumada a fazer que fez meu cérebro criar um padrão. Talvez você ao ler isso já perceba alguns de seus padrões, aqueles mais simples, do seu dia a dia.

Você pode estar refletindo agora sobre estes padrões que seu cérebro está usando, e quem sabe pode até “cair a ficha” sobre o quanto sua forma de pensar uniformizada está impactando suas ações. Inclusive, se você anda se queixando de não estar vendendo ou se não consegue enxergar soluções para os seus problemas, muito provavelmente é porque seu cérebro está condicionado a gerar as mesmas respostas.

Porque ele está fazendo isso? Por não estar recebendo estímulos suficientes para criar novas respostas. O que fazer? Exercitar as áreas menos usadas pelo seu cérebro, no dia a dia. Como? Praticando!

Aqui estão 10 sugestões de exercícios para você começar a estimular a criatividade! Faça pelo menos três por dia.

  1. Use o relógio no braço direito (ou no esquerdo, se for canhoto);
  2. Escove os dentes com a mão contrária da de costume; concentre-se nos pormenores que você nunca havia reparado;
  3. Ande pela casa de trás para frente;
  4. Vista-se de olhos fechados;
  5. Estimule o paladar: coma coisas diferentes;
  6. Veja fotos de cabeça para baixo e tente observar detalhes que antes passaram despercebidos;
  7. Veja as horas num espelho;
  8. Faça um novo caminho para ir ao trabalho;
  9. Troque o mouse de lado;
  10. Desenhe ou escreva em uma folha de papel com a mão contrária da de costume.

 

Porque “malhar” seu cérebro vai te trazer benefícios? A criatividade é um elemento essencial para sua vida e para os negócios!

Seja você um profissional autônomo ou associado à alguma empresa, saiba que profissionais criativos são muitas vezes mais recompensados, porque conseguem pensar em soluções eficazes, em estratégias inovadoras para alavancar os negócios e conseguem ajudar seus clientes encontrando alternativas para atender suas demandas. A criatividade frequentemente resulta em soluções que permitem, à você e a empresas, economizar e aumentar seu lucro.

E você? O quanto tem sido criativo? Como a criatividade, ou a falta dela, tem impactado nos seus negócios?

Além dos exercícios sugeridos acima, que outras oportunidades você identifica que podem te ajudar a estimular a criatividade?

Lembre-se de contar aqui nos comentários se este artigo lhe ajudou. Você pode ainda sugerir temas do seu interesse para os meus próximos artigos, assim você também estará estimulando meu pensamento criativo, ok?!

Até a próxima!
Forte abraço.

Homer Parcerias Imobiliárias

O Parceiro número 1 do Corretor de Imóveis! homer.com.br