Como transformar a crise em oportunidade

17 out, 2016 1 Comentário por








  •     

Vivemos um momento econômico delicado no país e parece que, de uma hora para outra, todo mundo só fala em crise, crise, crise! Se o assunto tem dominado as manchetes dos jornais, muita gente tem sentido os efeitos da recessão no bolso, principalmente nas vendas. Mas épocas de crise também são períodos de novas oportunidade.

No mercado imobiliário não é diferente. É muito importante que o corretor saiba quais os setores têm potencial durante a crise a fim de mostrar aos clientes que investir nessa área pode ser um bom negócio.

As oportunidades na crise

COMPRAR É UMA BOA IDEIA

Para seus clientes que estão pensando em comprar um imóvel, seja como moradia ou investimento, este é pode ser um bom momento. É verdade que os preços não despencaram, mas os imóveis tiveram queda real de quase 8%, se considerado o crescimento da inflação. Na prática, os compradores têm oportunidade de negociar valores bastante atrativos. Como muitas construtoras estão com imóveis prontos no mercado, há bastante oferta disponível, o que permite reduzir os preços dos imóveis nas negociações e conseguir valores bem menores dos que os vistos nos últimos anos.

Se o momento é favorável para a compra de imóveis para morar, o investimento em um imóvel como fonte de renda também é uma boa ideia por se tratar de um negócio seguro. O mercado imobiliário tem dados sinais de recuperação e a expectativa é a de que os imóveis voltem a valorizar nos próximos meses.

Muitos compradores ficam receosos de fazer um financiamento em um momento em que os juros aumentaram e as regras de financiamento ficaram mais restritas pela Caixa. Mas, aproveitando essa lacuna, os bancos privados reduziram muito os juros e facilitaram bastante o acesso ao crédito para financiamento imobiliário, principalmente para seus próprios clientes. Por isso, vale a pena aconselhar seus clientes a buscar outras instituições financeiras antes fechar um financiamento de imóvel.

VENDER TAMBÉM É UMA BOA?

Convencer o cliente de que é uma boa hora para vender seu imóvel talvez seja uma tarefa mais complicada, afinal o mercado sofreu uma desvalorização. Mas, apesar da crise, o valor dos imóveis voltou a subir no último mês. O crescimento ainda foi tímido, de 0,22%, e ainda não foi suficiente para acompanhar a inflação. Mas há expectativa entre economistas de que o mercado imobiliário volte a ganhar fôlego.

Neste cenário, é preciso reforçar com os clientes a necessidade de cobrar um valor compatível com o mercado e investir em uma boa imagem do imóvel, com fotos bem produzidas e façam uma boa apresentação. Se o imóvel estiver vazio, é importante que ele esteja sempre limpo e em boas condições. Se estiver ocupado, deve estar bem organizado e com a manutenção em dia. Tudo isso ajuda a colocar os apartamentos na frente de outros disponíveis no mercado.

Quer dividir conosco sua experiência nas vendas? Escreva sua mensagem nos comentários!

Carreira, Dicas de Vendas, Mercado Imobiliário

Sobre o autor

O aplicativo Homer é uma rede de parcerias gratuita que conecta milhares de corretores. Multiplique sua carteira de imóveis, venda mais rápido e se organize melhor através de parcerias a um clique de distância. No Homer, a comissão é sua e do seu parceiro.

Um comentário para “Como transformar a crise em oportunidade”

  1. tinyurl.com says:

    Very shortly this web site will be famous among all blogging and site-building users,
    due to it's nice content

Deixe seu comentário

Insira as letras que estão contidas na imagem

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada