Mercado imobiliário em 2017 deve ganhar fôlego. Veja balanço de 2016

01 dez, 2016 5 Comentários por








  •     

Estamos entrando no mês de dezembro e é hora de fazer um balanço deste ano e analisar as perspectivas profissionais para 2017. O ano que se encerra foi difícil para a concretização de negócios e no mercado imobiliário não foi diferente. Afetado pela instabilidade política, o mercado financeiro freou financiamentos e prejudicou aqueles que iam em busca de crédito para fechar contratos.

Trabalho maior tiveram os corretores para convencer os clientes para fechar negócio em um mercado tão adverso. O primeiro semestre de 2016 foi particularmente ruim. Porém, a partir do segundo semestre, o mercado imobiliário começou a ganhar fôlego. A decisão da Caixa Econômica de aumentar o limite de financiamento para imóveis mais caros ajudou a melhorar os índices do ramo imobiliário.

DADOS SOBRE O MERCADO IMOBILIÁRIO 

A Abecip - Associação Brasileira das Empresas de Crédito e Poupança - divulgou que, até setembro, foram contratados R$ 33,5 bilhões para o crédito imobiliário. Esse é praticamente o valor total financiado em 2009, quando a situação do mercado imobiliário estava em franca expansão. Estes dados mostram que as perspectivas para o próximo ano são melhores. Com a queda da taxa básica de juros da economia e a perspectiva de novas reduções, o financiamento imobiliário deve ficar mais barato em 2017. O fato de a poupança voltar a ser uma opção positiva nos investimentos financeiros deve ajudar nos negócios.

PERSPECTIVAS 2017

Este ano não foi muito positivo para o mercado imobiliário, mas as expectativas são boas para 2017. Confira a nossa retrospectiva.

Aos poucos, a economia volta a dar sinais de recuperação, que refletem no mercado imobiliário. Índices do Banco Bradesco apontam que o consumo de cimento, um dos indicadores que demonstram o crescimento no mercado de construção estão subindo. Os sinais de que a economia começa a se recuperar também já aparecem na bolsa de valores, que se mantém em um patamar que não chegava desde 2014. As incorporadores que estão listadas na Bovespa voltaram a crescer, sinal que o mercado também aposta em uma retomada.

Os corretores devem ainda ficar atentos para o reaquecimento do mercado de bens duráveis, que mostram que os consumidores voltaram a ter crédito para gastar em objetos em maior valor. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores espera crescimento no próximo ano em decorrência do aumento da confiança na economia brasileira. Depois de dois anos de queda nas vendas de automóveis os índices devem voltar aos patamares anteriores a crise. O mesmo deve acontecer com o mercado imobiliário.

EXPECTATIVAS FUTURAS 

A maior confiança tanto de empresários como de consumidores nos rumos do país gera um estímulo para incorporadoras e construtoras de imóveis desengavetarem projetos. Um levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostrou que o número de novas unidades em construção no país chegou a registrar uma alta de 24,7% neste ano em comparação com 2015. Há casos de construtoras em que o aumento de lançamentos chegou a 72%.

Com boas perspectivas, mesmo que o crescimento ainda seja lento em 2017, cabe aos corretores saberem aproveitar as oportunidades para investir em um bom atendimento e prospectar novos clientes, que, atraídos por preços mais convidativos, voltem a procurar imóveis.

Quer deixar sua mensagem falando sobre sua expectativa para o próximo ano. Escreva seu recado nos comentários.

Mercado Imobiliário

Sobre o autor

O aplicativo Homer é uma rede de parcerias gratuita que conecta milhares de corretores. Multiplique sua carteira de imóveis, venda mais rápido e se organize melhor através de parcerias a um clique de distância. No Homer, a comissão é sua e do seu parceiro.

5 comentários para “Mercado imobiliário em 2017 deve ganhar fôlego. Veja balanço de 2016”

  1. tinder says:

    I am not sure where you're getting your information, but great topic.
    I needs to spend some time learning more or understanding more.
    Thanks for excellent information I was looking for this information for my mission.

  2. tinder dating site free says:

    Wonderful beat ! I would like to apprentice while you amend your site, how could
    i subscribe for a blog website? The account aided me a
    acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this your broadcast
    provided bright clear concept

  3. tinder dating says:

    A motivating discussion is definitely worth comment.
    I think that you should write more about this issue, it may not be a taboo subject but typically people don't speak about these topics.
    To the next! Kind regards!!

  4. tender dating site free says:

    Your way of explaining the whole thing in this post is really good, all be capable
    of easily be aware of it, Thanks a lot.

  5. http://tinyurl.com says:

    I'm really impressed with your writing skills and also with the layout
    on your weblog. Is this a paid theme or did you customize it yourself?

    Anyway keep up the nice quality writing, it's rare to see a nice blog like this one nowadays.