Saiba a melhor maneira de falar com seus clientes pelo whatsapp

Nosso app possibilita que você entre em contato com suas possíveis parcerias sem aquela bagunça de grupo de whatsapp- que fica mais liberado para poder contatar o seu cliente. Atualmente, a maioria deles se sente mais confortável interagindo e marcando visitar por mensagem, que é uma forma menos incômoda e invasiva que as ligações.

Por isso, é importante adaptar-se a esse novo mecanismo com cuidado. O whatsapp é um serviço de chat onde nós brasileiros nos conectamos tanto com nossos familiares e amigos, quanto com nossos contatos profissionais. Apesar do meio ser o mesmo, é preciso agir de forma diferenciada com os clientes.

Lembrar-se de não ser contaminado pelo meio do aplicativo é primordial. Saber ir de mensagens engraçadinhas no grupo ao tom sério e profissional que o trabalho de corretor exige quando se entra na conversa com quem procura fazer negócios com você.

Logo, apesar de muito carinhosas, as mensagens motivacionais, as imagens de bom dia ou de reflexões e as correntes de texto não são podem invadir esse espaço da conversa com o seu cliente. Evite mandar para ele mensagens de temas que não estejam relacionados às negociações e as conversas já tidas.

Outra questão é a linguagem. É natural que no whatsapp falemos com mais despretensão por se tratar de um meio de troca rápido e imediato, perfeito para a correria da vida dos corretores. Quando se trata de cliente, porém, é importante evitar falar de maneira coloquial e priorizar uma escrita correta para evitar julgamentos que possam abalar sua credibilidade enquanto profissional. É bom reler a sua mensagem antes de enviar, como forma de se certificar da sua clareza e do seu tom. Emojis são coloquiais também, merecendo ser evitados, mas você sempre deve sentir o tom do seu cliente para também não ser frio caso o mesmo esteja mais aberto a uma casualidade.

As mensagens de texto revolucionaram nossa forma de se comunicar por mudarem a nossa relação com o tempo. Não é mais necessário que seu cliente esteja disponível para conversar para você passar o que tem a lhe dizer. Você pode enviar a mensagem não esperando retorno imediato, o que é uma forma de lidar com os desencontros de horários.

Porém, como um prestador de serviço, a sua prontidão e rapidez contam muito como credibilidade e profissionalismo. Não deixe seu cliente pendurado, mesmo que ele assim faça contigo. Também não mande mensagem em horários inapropriados, mesmo que espere que ele só responda num outro horário e mesmo que o seu cliente faça isso. Isso o faria parecer desorganizado e logo não profissional.

Uma última dica é atentar-se ao seu visual. Pense na foto que está usando,  não coloque nenhuma que você não mostraria a um semi-conhecido. Além da foto, pense no que escreve no seu status, procure o bom gosto sem se expor demais. Usufrua das vantagens da mensagem de texto sem perder a finesse. Uma boa escrita e agilidade nas respostas, junto a questionar-se se está sendo inconveniente ou não- é só isso que é necessário para manter-se sóbrio pelo whatsapp.

 

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