Dicas de segurança para proteger sua conta do facebook

Dicas de segurança para proteger sua conta do facebook

Você provavelmente ouviu falar do escândalo do vazamento de dados do Facebook, certo? Caso não tenha ouvido, foi um caso em que uma companhia chamada Cambridge Analytica utilizou dados dos usuários da rede social para uso de estratégia eleitoral. Esse caso abalou o cenário político mundial e, principalmente, abalou os usuários de facebook, que começaram a se perguntar se estavam seguros usando a plataforma.

O alarmismo foi tanto que algumas informações falsas foram compartilhadas. Resolvemos então separar dicas e informações para você saber como se manter seguro de verdade.

O Homer preza pela segurança dos seus dados também, e não há risco de usar nossa plataforma se conectando pelo facebook.

  1. SENHA

Comecemos pelo óbvio: sua senha deve ser forte. Mas o que caracteriza uma senha forte não é necessariamente o uso de números ou a dificuldade de memorizá-la. Uma senha longa é mais forte que uma curta porque as variáveis são muito maiores.

Portanto, nossa dica é que sua senha seja grande: crie uma frase que só você se lembre, algo aleatório que ninguém iria pensar, que só faça sentido pra você.

E, claro, não a compartilhe com ninguém!

  1. CONFIRA ONDE SUA CONTA ESTÁ SENDO ACESSADA

Sabia que tem como checar por onde você entrou no seu facebook? Dá para conferir o modelo do computador, o navegador (o veículo de internet), a cidade e o horário dos logins. Você pode fazer isso indo nas configurações do facebook e dentro delas indo em “segurança e login”. Ou simplesmente clique aqui, que iremos te direcionar para a página.

Dessa forma você pode checar se deixou sua conta conectada em algum computador ou celular em que não deveria e se desconectar desses meios sem precisar ir até eles. Faça isso clicando nos três pontinhos verticais do lado de cada dispositivo e depois clique em Sair. Ou, você pode clicar em Sair de todas as sessões, e depois entrar novamente em cada aparelho que usa atualmente. Também é bom para checar se tem alguma atividade estranha, que não teria sido você usando.

Vale lembrar: ao usar um computador ou qualquer outro device que não seja o seu, é muito importante que você se desconecte do seu perfil, clicando em sair.

  1. CONFIRA OS APLICATIVOS QUE ESTÃO CONECTADOS COM O SEU PERFIL

Clicando aqui você consegue ver quais aplicativos foram usados se conectando ao seu Facebook assim como o que foi compartilhado com ele. Essa é talvez a dica mais importante de todas, pois nessa página estão aqueles aplicativos que damos permissão às vezes sem prestarmos atenção no que estamos concedendo.

Sabe aqueles testes em que vemos como seríamos no sexo oposto? Ou como iremos ficar mais velhos? Para realizarmos essas brincadeiras, precisamos permitir que esses sites tenham acesso a informações que nosso perfil guarda. No ato de diversão, acabamos não percebendo o quão sério isso pode ser, uma vez que não conhecemos o app direito.

Revise o que cada um desses apps exigiu de você e pense se você confia nesse site ou aplicativo para obter essas informações. Elas costumam a ser básicas, obtendo conhecimento só da sua lista de amigos e suas informações básicas de perfil (sexo, data de nascimento, etc). Você pode controlar o compartilhamento desses dados removendo os aplicativos não confiáveis, clicando em cada um e depois em “Remover aplicativo”.

O Homer não utiliza desses dados para qualquer fim senão o de facilitar o seu login e automaticamente conectá-lo a seus amigos dentro do app. Queremos te manter seguros e com fácil acesso a nossa plataforma para formar parcerias tranquilamente :)

Colunista