Como aumentar as chances do seu imóvel ser alugado

Como aumentar as chances do seu imóvel ser alugado

Quando o mercado está ruim, é comum o aluguel se tornar uma opção mais atraente tanto para os proprietários, quanto para quem procura um imóvel. Esse fenômeno possibilita que o corretor continue lucrando, mesmo em tempos de crise. Porém, os atrativos e critérios de um imóvel para aluguel são razoavelmente diferentes dos de um imóvel para compra. Saiba exatamente o que os clientes mais procuram em relação a esse tipo de negociação:

Priorizam a localização

A localização já é um dos principais fatores na venda e não deixa de ser no aluguel, até porque uma vantagem do aluguel é que ele torna, em alguns casos, possível morar em lugares onde a compra de um imóvel seria difícil. É comum que quem deseja alugar um imóvel se interesse mais por bairros mais nobres e com serviços próximos, visando uma melhor qualidade de vida.

Valorizam o espaço

Plantas amplas estão no topo das buscas quando se trata de locação. As mais modernas costumam a perder a amplitude para a funcionalidade, e assim se tornam mais objetivo de compra, mas para aluguel é comum vermos clientes priorizando ambientes mais espaçosos. Normalmente esses imóveis são mais caros pela sua metragem, mas podem sair em conta para o cliente quando o negócio é de locação.

Prezam por vagas na garagem

Esse talvez seja o item que mais é ignorado, mas um dos que mais faz diferença na decisão de alugar o imóvel. As grandes cidades do país apresentam muitos problemas de locomoção urbana e transporte público, portanto a classe média valoriza muito seus próprios automóveis. No plural! Muitas vezes o fato de só ter uma vaga na garagem é o único empecilho para o aluguel de um imóvel, e acaba determinado o futuro do negócio. Preste atenção nesse desejo do cliente, procure saber qual a necessidade dele para achar o ideal.

Se atraem por espaços comuns

O fato de o imóvel não ser próprio já coloca o cliente na posição de usufruir algo que não é inteiramente seu, que é o mesmo que ocorre nas áreas de lazer compartilhadas. Academia, piscina, salas de entretenimento, quadras poliesportivas, etc- essas são fortes tendências em condomínios e tem virado um grande atrativo para quem procura alugar um imóvel. Uma vez que a correria do dia a dia limita a qualidade de vida, é interessante aproximar esses serviços e comodidades de si mesmo, como forma de garanti-los.

Mas claro, ligam pro preço.

O aluguel parece uma solução para quem não tem interesse ou uma perspectiva de arrecadação suficiente para comprar um imóvel, mas mesmo sendo vista como solução, é sabido que pode sair muito mais caro. A precificação justa é ainda um dos itens mais valorizados na busca de um imóvel para o aluguel, até porque muitos proprietários tendem a pesar a mão no valor do próprio imóvel, visando ter uma fonte bem rentável. De nada adianta ter todos os valores acima se o preço extrapolar o valor real, o cliente não dá andamento a negociação.

Colunista