O que é laudo de avaliação de imóveis?

Atuando na área do mercado imobiliário, você já escutou de seus clientes a vontade deles em querer saber o valor real do imóvel, e automaticamente você ficou sem ter uma resposta para responder? Isso se dá pela falta de conhecimento sobre a “Laudo da avaliação de imóveis”. Trataremos sobre esse assunto abaixo.

Para toda avaliação, existe o profissional (Sim, cada corretor está habilitado a realizar avaliação e a elaborar de forma técnica a avaliação mercadológica do imóvel) especializado que busca avaliar de forma detalhada e específica quanto o imóvel em questão vale.

Contendo 6 etapas básicas a serem feitas: Vistoria, Metodologia, Pesquisa de Valores, Resumo e análise, Avaliação e Valor final do imóvel.

E com isso é feito um laudo técnico, que garante a avaliação feita. Esse laudo será revelado após uma grande análise sobre a propriedade, determinando o valor que o cliente tem interesse em saber. Sendo elaborado dessa forma:

I – Identificação do solicitante

II – Identificação do proprietário se diferente do solicitante

III – Objetivo da avaliação

IV – Ressalvas e fatores limitantes

V – Identificação e caracterização do bem avaliando

VI – Indicação dos métodos e procedimentos utilizados (com justificativa)

VII – Pesquisas de valores

VIII – Tratamento dos dados

IX – Identificação do resultado

X – Memória de cálculo

XI – Especificação da avaliação (graus de precisão e fundamentação)

XII – Local e data da avaliação

XII – Qualificação e assinatura dos responsáveis pela avaliação

Observação: Podem ser inseridas fotografias do imóvel e documentos fornecidos pelo cliente.

Mantenha-se sempre atualizado sobre o laudo de avaliação, tema que vem crescendo no mercado, principalmente quando você se deparar com clientes que queiram partilhar dos bens de uma herança, a compra ou venda de imóveis, o financiamento (hipoteca/hipotecário) na compra ou construção de um imóvel.

Deixe uma resposta