Passo a passo: como tirar o CRECI

Passo a passo: como tirar o CRECI

O ano de 2018 já terminou, mas o mercado imobiliário não descansa e 2019 já começou com prospecções positivas. Um crescimento de 10% em 2018  na venda de imóveis residenciais após 6 anos de queda (de acordo com pesquisa da Cushman & Wakefield) mostra que o mercado está aquecendo. Pensando nisso, criamos um passo a passo ensinando como tirar o CRECI e se inserir no mercado imobiliário.

É importante lembrar o significado da sigla CRECI: Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o órgão é homônimo à certificação e garante o registro profissional do corretor de imóveis. O registro é exigido e regulamentado pela Lei Federal nº. 6.530/78 e por isso tão importante para o profissional da área.

Baixe agora nosso e-book gratuito: Guia prático do corretor de imóveis digital

 Capacitação profissional

O primeiro passo é fazer um curso de capacitação profissional na área, as opções são: Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) ou curso superior de Gestão em Negócios Imobiliários. É imprescindível que o curso esteja credenciado e autorizado.

Verifique a regularidade do curso através do Conselho de Educação do seu estado. Vale ressaltar que o CRECI não indica ou sugere nenhuma escola/instituição específica para a formação de um corretor de imóveis.

Estágio

Durante a capacitação é necessário realizar o estágio com supervisão de um corretor de imóveis credenciado no CRECI. Lembre-se que é vetado ao estagiário que ele anuncie ou pratique demais atos referentes à negociações imobiliárias, como, vendas. Além disso, proíbe-se também que faça intermediações ou faça negócios em seu próprio nome.

Confira mais sobre os direitos e deveres de um estagiário.

Solicitar o CRECI

Após concluir o curso de formação profissional e realizar o estágio obrigatório deve-se entrar em contato com o CRECI do seu estado, entregar a documentação solicitada e comprovante de recolhimento das respectivas taxas. O pedido é analisado por uma Comissão e face a aprovação participa-se da solenidade caracterizada pela de entrega de carteiras do CRECI e o juramento ético-profissional.

Pronto, após esse processo você integra a classe profissional que muito enche os olhos e que promete ser um sucesso em 2019!


Quer encontrar uma rede de milhares de corretores e fechar parcerias com total segurança? Experimente o Homer. É 100% gratuito, não tem pegadinha nem mensalidade. Sabe o melhor? Fechando toda a parceria dentro do Homer, nós garantimos a comissão caso o seu parceiro não lhe pague. Baixe agora clicando aqui!

Colunista