Preços dos imóveis começaram a subir. Como devo orientar o meu cliente?

Olá, corretor de imóveis!

Aqui é o Bruno Lessa, profissional do setor imobiliário e autor de livros sobre Marketing Imobiliário.

Novamente estou neste canal a convite do Homer para tratar de um tema muito importante: o comportamento dos preços no mercado imobiliário.

Todos nós sabemos que o mercado imobiliário está em uma crescente. Estamos vivendo um excelente momento!

Fatores como a taxa de juros no menor patamar da história e um equilíbrio saudável entre oferta e demanda estão fazendo com que o mercado imobiliário tenha um crescimento sadio.

Porém, temos visto que os preços dos imóveis – que até então eram considerados bons e, em alguns casos, até baratos – começaram a subir de forma um pouco mais forte.

Eles começam a dar sinais de que este aumento pode ser o início de um ciclo vigoroso de alta.

São diversos os fatores que estão contribuindo para este movimento para cima, como:

  • A pressão por parte da demanda (que está aproveitando as baixas taxas de juros);
  • A escassez de bons imóveis em boas regiões (o que valorizam individualmente muitas unidades).

E, no caso dos imóveis novos, até mesmo a alta dos custos de materiais e insumos para a construção (um movimento que não se sabe ao certo até onde vai, pois depende de fatores estruturantes da indústria de fornecimento destes insumos).

Leia também: Veja como o marketing imobiliário pode ajudar o seu cliente na decisão de compra do imóvel.

Todos estes fatores combinados estão gerando uma série de dúvidas nos clientes compradores, e creio que você, como corretor de imóveis, pode estar tendo dificuldades para realizar alguns atendimentos.

Tenho visto o relato de muitos corretores de imóveis dizendo que os clientes estão alegando que “preferem esperar os preços baixarem”.

Mas a pergunta que não quer calar: será que os preços realmente vão baixar?

Ou será que seria melhor comprar agora antes que aumentem mais?

Para te ajudar nestes atendimentos, eu gravei um vídeo respondendo a esta questão e reunindo diversos argumentos que você pode tratar com o seu cliente. Confira:

Espero que este conteúdo tenha te ajudado a ser ainda mais relevante na vida do seu cliente e, claro, a fechar mais negócios!

Grande abraço, corretor!

Bruno Lessa

Bruno Lessa é publicitário com pós-graduação em Gestão de Marketing e Comunicação pela ECA/USP e diversos cursos de extensão em marketing, vendas e gestão no Brasil e no exterior. É autor dos livros Marketing Imobiliário, Marketing de Relacionamento no Setor Imobiliário e A Jornada de Compra do Imóvel.

Bruno Lessa