Gestão de Negócios: Por João Teodoro.
Gestão de negócios é o tema de hoje.
Esta semana, tive o privilégio de assistir a uma rápida palestra online, de cerca de dez minutos, proferida por Marcelo de Amoedo, especialista em gestão empresarial, marketing e negociação, do blog INSIGHT.
O tema foi relações negociais pós pandemia. Segundo ele, o sucesso negocial nos tempos atuais implica saber negociar diferente.
Trata-se de gerenciamento de crise e remodelação do planejamento estratégico.
Ninguém tinha a menor ideia do que aconteceria no ano de 2020. Não havia como prever uma pandemia, mas aconteceu. E agora?
Amoedo aponta cinco novos conceitos negociais que merecem toda a atenção de quem quer ter sucesso como empresário ou como profissional. Vejamos ponto por ponto.
1. Conectividade:os novos tempos exigem conexão absoluta.
Temos de estar interligados fultime, com tudo e com todos, seja como empresa ou pessoa natural.
As ferramentas tecnológicas disponíveis, como redes sociais, videoconferências, apresentações (artísticas, comerciais, industriais), congressos virtuais, e-learning (aprendizado pela internet), assinatura eletrônica, visitas virtuais a imóveis, tecnologia blockchain, tudo isso estava disponível, mas era pouco ou nada usado. Hoje, são o dia-a-dia negocial.
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2. Automação na gestão de negócios
Essencialmente vinculada à conectividade, a automação é o que facilita o consumo da informação não apenas da mídia, mas também e principalmente sobre os produtos e serviços oferecidos.
Os aplicativos de software são o que mais evidencia a atualidade da automação.
Com eles se contrata quase tudo: carros, comida, empréstimos, planos de saúde, etc.
Mas há exemplos recentes e notórios pela abrangência de uso, como o PIX, sistema integrado de pagamento imediato, e o QRCode, que pode mostrar tudo sobre uma empresa, um profissional, um produto ou um serviço em minúsculo espaço impresso.
3. Pesquisa e planejamento
Conceito conjugado que sempre existiu e sempre foi importante para o sucesso empresarial e profissional, tornou-se diferencial durante a pandemia.
Muitas empresas tiveram de mudar seus processos de fabricação e também seus alvos de mercados. As indústrias de confecção, por exemplo, passaram a fabricar máscaras; as químicas, álcool em gel; os restaurantes adotaram o delivery. Tudo isso exigiu muita pesquisa de consumo e planejamento.
4. Branding
Palavra inglesa que, no jargão comercial, significa construção da marca.
O consumidor atual quer verdade, identificação, responsabilidade e relação de confiança.
Isso, no entanto, depende de um bom plano de branding, de construção de marca e imagem, empresarial ou profissional, que será o diferencial no processo de negociação.
Campanhas de marketing têm de se preocupar fundamentalmente com a verdade da mensagem a ser transmitida.
5. Life long learning.
Este termo inglês, que significa estudo continuado, tornou-se essencial para o sucesso empresarial ou profissional.
Treinamento e aprendizado do pessoal da empresa ou do próprio profissional tem de ser contínuo. Já não bastam diplomas e formação clássica.
Enfim, cada um dos itens anteriores (conectividade, automação, pesquisa e aprendizado e branding), exige reciclagem e atualização constante do conhecimento, sob pena de exclusão do mercado.
João Teodoro da Silva
Presidente – Sistema Cofeci-Creci – 15/JAN/2021