Aspectos que depreciam o valor dos imóveis

Aspectos que depreciam o valor dos imóveis

Já falamos sobre fatores que ajudam a valorizar um imóvel, como a presença de espaços de lazer, a segurança e o sistema de transportes da região, além da vista. Em alguns casos, a ausência desses aspectos vai influenciar na queda do preço. Se uma propriedade possui janelas voltadas para uma parede, por exemplo, essa característica pode ajudar a reduzir o preço em relação a outro semelhante, mas com vista livre. O mesmo vale para imóveis em regiões pouco seguras ou localizados em prédios que não investem em medidas de proteção.

Mas há outros fatores a serem considerados que contribuem para a depreciação do preço de venda.

DESVALORIZA IMÓVEIS

– Estado de conservação: Manter o imóvel em um estado de conservação ruim, com necessidade de muitas reformas para que o novo proprietário entre no apartamento, pode reduzir o valor. Afinal, o possível comprador irá descontar do preço do imóvel o valor que será gasto com obras e dificilmente vai aceitar desembolsar o mesmo que pagaria em uma propriedade em bom estado. O mesmo vale para fachadas ou prédios precisando de reparo.

– Espaços mal planejados: A metragem pode ser boa e o número de quartos também. Talvez o apartamento tenha inclusive uma sala bastante ampla e quartos bastante grandes. Mas na cozinha, não cabe a geladeira e o fogão ao mesmo tempo. A área de serviço só tem espaço para o tanque e a máquina de lavar tem que ficar dentro do banheiro. Este é apenas um exemplo que ajuda a ilustrar como imóveis com espaços mal planejados podem comprometer o valor final de venda.

– Garagem: Alugar uma garagem em capitais e grandes cidades pode ultrapassar os R$ 300 mensais. Ninguém quer ter um gasto extra desses todos mês ou ter que disputar uma vaga na rua, tarefa muitas vezes difícil, e ainda deixar o carro exposto. Por isso, imóveis sem garagem perdem valor em relação a outros semelhantes com vaga para carros. Mesmo se houver vaga disponível para alugar no próprio prédio, o imóvel sofrerá desvalorização.

Se você perdeu o artigo anterior sobre os aspectos que contribuem para a valorização do imóvel, veja aqui.

Conte-nos a sua experiência na avaliação de imóveis. Deixe a sua mensagem nos comentários.

Homer Parcerias Imobiliárias

O Parceiro número 1 do Corretor de Imóveis! homer.com.br